Você gosta de cozinhar? Tem interesse em conhecer pratos típicos de outros países? Então fique atento!! Hoje traremos tudo sobre os melhores pratos da culinária Lituânia.
A culinária lituana é uma forma distinta da culinária báltica, que é moldada pelo clima e pelos recursos natural da região. É influenciada pela culinária das nações vizinhas como Polônia, Rússia, Alemanha e Escandinávia. A comida lituana era tradicionalmente baseada em produtos disponíveis na natureza: cogumelos silvestres, carne de caça, bagas, mel, peixe (especialmente truta), vegetais como batatas e repolhos cultivados em jardins, grãos como o trigo eram usados para fazer pães ou cerveja. Contudo, os laticínios também eram muito importantes: a manteiga era usada para cozinhar, mas também era usada como ingrediente em muitos outros pratos, enquanto o creme azedo era usado em vez de óleo ou gordura durante o processo de cozimento, porque dá mais sabor do que qualquer outro ingrediente facilmente!
A culinária lituana inclui muitos pratos diferentes que hoje são considerados símbolos nacionais. Como kugelis (semelhante a panquecas de batata), cepelinai (semelhante a ravióli), skilandis (um tipo de bolinho feito de farinha de cevada). Mas também, há muitos outros alimentos deliciosos Você deveria tentar!
Cepelinai
Cepelinai é um prato tradicional lituano que pode ser encontrado na maioria dos restaurantes e cafés. São feitos de massa, que é enrolada e cortada em quadrados ou círculos antes de ser recheada com carne, batata e cebola. Os cepelinai são então fervidos em água até flutuar na superfície da panela, onde são retirados com uma escumadeira e escorridos em papel toalha antes de serem servidos quentes com manteiga derretida ou creme de leite por cima.
O processo de preparação deste prato é bastante simples. Basta misturar os ingredientes (que incluem farinha, ovos, fermento) em uma massa pastosa; estenda a massa em quadrados ou círculos; encha cada quadrado/círculo com ingredientes de recheio, como carne moída de ombro de porco temperada com sal e pimenta, além de batatas e cebolas em cubos refogadas em óleo até ficarem macias (você também pode usar cogumelos), feche cada quadrado/círculo apertando suas bordas firmemente para que nenhum ar escape durante o tempo de cozimento; ferva-os um lote de cada vez até que eles flutuem do fundo da panela, indicando que estão prontos!
Kugelis
Kugelis é um prato tradicional lituano feito com batatas, ovos e bacon. Geralmente é servido com creme azedo ou queijo por cima.
Ingredientes:
5 batatas médias
2-3 fatias de bacon (1/2 lb.)
6 ovos
Saltibarsciai
Saltibarsciai, ou pretzels lituanos, são uma comida tradicional que existe há séculos. O nome vem da palavra alemã “sal” (salz), que significa “sal”. Isso porque geralmente são servidos com manteiga e sal por cima.
Saltibarsciai pode ser feito em casa ou comprado em lojas em toda a Lituânia. Eles são normalmente feitos com massa de fermento e assados até dourar em um forno aquecido a 350 graus Fahrenheit (176 Celsius). Os ingredientes mais comuns usados para prepará-los são farinha, leite ou água, açúcar, ovos e fermento – mas há muitas variações possíveis, dependendo do tipo de sabor que você deseja que seu pretzel tenha!
Uma variação popular envolve a adição de sementes de papoula antes de assá-las, para que fiquem crocantes por fora e ainda macias por dentro quando feitas da maneira certa! Outra opção envolve misturar um pouco de canela na massa antes de formar rolinhos; em seguida, enrole cada peça individual em torno de si mesma para que pareçam dois pretzels conectados de ponta a ponta quando terminar de cozinhar fora de sua fonte de calor após o tempo de cozimento ter decorrido
- Šaltibarščiai – Ingredientes:
- 4 xícaras de farinha
- 1 xícara de açúcar
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 2 ovos batidos (ou 1/2 xícara de creme de leite)
- Preparação:
Misture todos os ingredientes até formar uma massa pastosa. Você pode fazer isso manualmente ou no mixer, dependendo de quanto tempo você tem disponível! Estenda a massa em tiras longas com cerca de 1/2 polegada de espessura e corte em quadrados ou diamantes com uma faca ou cortador de pizza (eles são chamados de “Šaltibarščiai” porque se assemelham a barras de sal).
Kastinys
Kastinys é uma sopa tradicional da Lituânia que costuma ser servida como entrada. É feito com batata e carne, mas você também pode encontrar versões vegetarianas. Os ingredientes são geralmente cortados em pedaços pequenos e cozidos em água até ficarem macios. Depois, são escorridos e o caldo é temperado com sal, pimenta e por vezes endro ou salsa antes de servir quente!
- Variações:
Existem muitas maneiras diferentes de preparar kastinys dependendo de onde você está na Lituânia (e em que época do ano). Por exemplo, algumas pessoas preferem adicionar creme de leite ou queijo à sopa, enquanto outras gostam da sopa sem nenhum recheio extra – tudo depende da preferência pessoal!
Šakotis
Šakotis é uma comida tradicional lituana feita de batata, farinha e ovos. Os ingredientes são misturados para formar uma massa que é enrolada em folhas finas. Em seguida, é cozido em óleo quente até dourar dos dois lados.
Os Šakotis podem ser consumidos como aperitivo ou lanche com creme de leite e molho de cebola (chamado šaltibarščiai), ou mesmo cobertos com pedaços de bacon frito e servidos como entrada.
Vėdarai
Vėdarai é um alimento tradicional lituano feito com farinha, ovos, leite e manteiga. É semelhante a uma panqueca, mas mais fofa e doce.
Vėdarai pode ser servido no café da manhã ou sobremesa e comido com geléia ou calda de açúcar. Você também pode enchê-los com frutas em conserva ou calda de chocolate!
Skilandis
Skilandis é um prato tradicional lituano semelhante a um ensopado. É feito de batata e carne, com cebola, cenoura e aipo adicionados para dar sabor. Os ingredientes são cozidos juntos até ficarem macios antes de serem servidos com pão fresco.
Na Lituânia, é comum as pessoas comerem skilandis na véspera de Natal como parte da refeição do feriado – também é comido em outras épocas do ano, bem como parte das refeições diárias. Os Skilandis podem ser preparados de várias maneiras diferentes, dependendo da preferência pessoal. Por outro lado, algumas pessoas preferem picante, enquanto outras gostam mais suave ou mais doce do que o normal (com mais açúcar).
Conclusão
Enfim, a culinária lituana é um caldeirão de alimentos tradicionais, influenciados pela Europa Oriental e Ocidental. Não é de admirar que os lituanos tenham conseguido manter viva a sua cultura durante séculos, adaptando-se aos novos tempos.
Contudo, a comida lituana é moldada por suas tradições de longa data, que permanecem praticamente inalteradas desde a Idade Média. Porém, isso inclui comer refeições sem carne às sextas-feiras (a tradição católica), beber hidromel como brinde em casamentos ou celebrações importantes (um ritual pagão) e cozinhar com mel em vez de açúcar porque se acreditava ser mais saudável do que o açúcar refinado naquela época!